Alvoeduca

Curso presencial

Curso Preparatório para Certificação de Gestores e membros de comitês de Investimentos – RPPS


Certificação RPPS

24 horas

São 24 horas aula onde o conteúdo é apresentado de forma didática e aplicada, com professores experientes em cursos preparatórios de certificações para e em gestores e dirigentes e conselheiros de Regimes Próprios de Previdência.

Curso Presencial


Solicite um orçamento

Público

Este curso é destinado a gestores de investimentos e membros de comitê de investimentos de regimes próprios de previdência, diante da nova exigência sobre a certificação oferecida pelo Ministério da Previdência / Secretaria de Regimes Próprios de Previdência.

Objetivo

Este curso é planejado para preparação e aprovação dos gestores de investimentos e membros de comitê de investimentos de regimes próprios de previdência na nova certificação oferecida pelo Ministério da Previdência / Secretaria de Regimes Próprios de Previdência.

O que você vai aprender

Conceito. Princípios. Previdência Social. Conceito. Direito Social. Organização da Previdência Social. Caráter Contributivo e Solidário. Filiação Obrigatória. Regimes de Previdência: Regime Próprio de Previdência Social - RPPS, Regime Geral de Previdência Social – RGPS e Regime de Previdência Privada Complementar .

GESTÃO ATUARIAL,: Conceitos de atuária. Demonstrativo de Resultado de Avaliação Atuarial. Normas aplicáveis às avaliações atuariais dos RPPS. Avaliação Atuarial Anual. Fluxos Atuariais.
Regimes Financeiros e Métodos de Financiamento. Hipóteses Atuariais. Base Cadastral. Apuração dos Custos e Compromissos. Plano de Custeio Proposto na Avaliação Atuarial. Equacionamento do Déficit Atuarial. Aportes de Bens, Direitos e Demais Ativos. Informações Atuariais dos RPPS.


RESPONSABILIDADE FISCAL E PREVIDENCIÁRIA, Artigo 8o e 8o-A da Lei 9.717/98. Órgãos de Fiscalização. Sujeito ativo, responsáveis. Forma de apuração. Responsabilidade Solidária e Subsidiária.

CERTIFICAÇÃO PRÓ-GESTÃO: : Conceito. Aspectos gerais do Pró-Gestão RPPS. Objetivos. Dimensões. Níveis de aderência. Adesão ao Programa. Controles Internos. Governança Corporativa. Educação Previdenciária. Implementação do Pró-Gestão RPPS. Certificação. Atuação das entidades certificadoras. Passos para implementação. Monitoramento das ações do Pró-Gestão RPPS.

Compliance e Ética: Risco de Imagem e Risco Legal. Segregação de Atividades na Gestão (Resolução Bacen no 2.451/97) e gerenciamento de conflitos. Princípios Gerais de Ética aplicada para
profissionais de gestão de investimentos. Prevenção a Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo (PLDFT). Lei 9.613/98 e alterações posteriores: Dos crimes de "lavagem" ou ocultação de bens, direitos e valores (Capítulo I); Das pessoas sujeitas ao mecanismo de controle (Capítulo V); Da identificação de clientes e manutenção de registros (Capítulo VI); Da Comunicação de Operações Financeiras (Capítulo VII); Da responsabilidade administrativa (Capítulo VIII).

Legislação Específica dos Investimentos de RPPS: Resolução 3.922/2010 e alterações introduzidas pela Resolução no 4.604/2010 e Resolução no 4.685/2018. Portaria MPS 519/2011. Da Alocação dos Recursos. Da Política de Investimentos. Segmento de Renda Fixa. Do Segmento de Renda Variável e Investimentos Estruturados. Segmento de Investimentos no Exterior. Dos Limites Gerais. Da Gestão. Do Custodiante. Das Outras Contratações. Do Registro dos Títulos e Valores Mobiliários. Do Controle das Disponibilidades Financeiras. Dos Enquadramentos. Das
Vedações.

Noções Básicas de Economia: Sistema Financeiro Nacional (SFN). Atribuições dos órgãos e agentes reguladores: Conselho Monetário Nacional (CMN), Banco Central do Brasil, Comissão de
Valores Mobiliários (CVM). Instituições financeiras: Bancos Múltiplos, Bancos de Investimento, Distribuidoras e Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários, de Câmbio e de Futuros. Objetivos do Banco Central. Ferramentas de política econômica. Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). Câmaras de Compensação/Liquidação: Clearing B3 e SELIC. Macroeconomia. Indicadores Econômicos. Produto Interno Bruto (PIB) e Produto Nacional Bruto (PNB). Inflação/deflação e o mercado financeiro. Indicadores de inflação: IGP (IGP-M, IGP-DI, IGP-9), INPC, IPCA. Nível de renda, nível de emprego, salários. Formação dos juros na economia. Taxas de juros e o mercado financeiro nacional: Taxa Selic, TLP, TBF, TR. A Taxa DI Over e o mercado interfinanceiro.

Noções Básicas de Finanças: Valor Presente, Valor Futuro, Taxa de Desconto e Diagrama de Fluxo de Caixa. Regime de Capitalização Simples. Proporcionalidade de Taxas. Regime de Capitalização Composto. Equivalência de Taxas. Regime de Capitalização Contínuo. Desconto Bancário ou “por fora”. Taxa de Juros Nominal e Taxa de Juros Real: Indexador e Fórmula de Fisher.
Séries Uniformes de Pagamentos. Séries Uniformes Antecipadas. Séries Uniformes Postecipadas. Perpetuidade. Valor Futuro de uma Série Uniforme de Pagamentos. Sistemas de amortização: SAC (Sistema de Amortização Constante), Tabela Price e SAA (Sistema de Amortização Americano). Métodos de Análise de Investimentos. Taxa Mínima de Atratividade. Custo de Oportunidade. Taxa Interna de Retorno (TIR) e Taxa Interna de Retorno Modificada. Risco de Reinvestimento. Valor Presente Líquido (VPL).

Instrumentos de Renda Fixa: Definição. Principais conceitos e características de instrumentos de Renda Fixa: Formas de remuneração – Prefixados e Pós-Fixado – principais Indexadores; Formas de amortização e pagamento de juros: Composição de cupom de taxa real e indexadores (IGP-M e Câmbio); Resgate antecipado, vencimento antecipado (quebra de covenant,
ocorrência de cross default) e aquisição facultativa e opção de compra (opção call). Conceitos e diferenças. Impactos do ponto de vista do investidor. Principais instrumentos: Títulos públicos: LFT, LTN, NTN-B, NTN-B Principal e NTN-F. Características. Negociação de títulos públicos: Mercado Primário: leilões; Mercado Secundário: balcão. Tesouro Direto. Conceito e características operacionais. Custos para o investidor. Nomenclatura dos títulos negociados: Tesouro Selic, Tesouro Prefixado, Tesouro Prefixado com juros semestrais, Tesouro IPCA+ e Tesouro IPCA+ com juros semestrais. Adequação dos produtos em função do nível de conhecimento do investidor e objetivos. Títulos Privados Bancários: Certificado de Depósito Bancário – CDB e Letras Financeiras – LF: Características; Debêntures: Conceito e Características. Títulos do segmento Imobiliário: Certificado de Recebíveis Imobiliários – CRI, Letra de Crédito Imobiliário – LCI
e Cédula de Crédito Imobiliário – CCI. Características. Operações Compromissadas. Conceito e características. Caderneta de Poupança: principais características, em termos de liquidez, rentabilidade, garantias e riscos. Tributação: IOF e Imposto de Renda sobre as aplicações financeiras de renda fixa para Pessoa Jurídica, exceto em Fundos de Investimento: fato gerador; alíquotas; prazos; base de cálculo e agente responsável pelo recolhimento. FGC – Fundo Garantidor de Crédito: produtos e serviços que possuem garantia do FGC, limites de cobertura e operacionalização. Renda Variável: Definição. Ações Ordinárias, Preferenciais, Certificados ou Recibos de Depósito de Valores Mobiliários (ADRs – American Depositary Receipts e BDRs –
Brazilian Depositary Receipts) e Bônus de Subscrição. Conceitos. Derivativos: Conceitos Gerais. Formas de utilização dos Contratos Derivativos: Principais estratégias, os riscos e suas utilizações: Especulação, Arbitragem e Hedge. Renda Variável: Conceito e finalidade dos Benchmarks e Índices de Referência: Índice Bovespa (IBOVESPA), Índice Brasil (IBrX), Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE).

Fundos de Investimento. Aspectos Gerais. Conceito de condomínio. Constituição e registro na CVM. Fundo de Investimento. Fundo de Investimento em Cotas. Tipos de Fundos: abertos e fechados. Cota. Valor da cota e transferência de titularidade. Fatores que afetam o valor da cota. Composição da carteira e riscos inerentes. Taxas de administração e outras despesas. Direitos e obrigações dos condôminos. Administração. Vedações e obrigações do Administrador e do Gestor. Normas de Conduta. Objetivo do fundo e política de investimento. Definição e finalidade. Diferenciais do Produto para o Investidor. Acessibilidade ao mercado financeiro. Diversificação. Riscos dos ativos individuais versus riscos da carteira. Liquidez. Divulgação de informações para venda e distribuição. Instrumentos de divulgação das políticas de investimento e rentabilidade. Regulamento, lâmina de informações essenciais, demonstração de desempenho, termo de adesão e ciência de risco. Taxas, Tipos e Formas de Cobrança. Taxa de Administração; Taxa de Performance; Taxa de Ingresso e Taxa de Saída. Regras de alteração. Encargos dos Fundo. Principais estratégias de gestão: Fundos de Investimento com Gestão Passiva.


Teoria da utilidade esperada. Definição de risco e retorno. Dominância estocástica. Formato das curvas de utilidade esperada. Saciabilidade. Aversão ao risco. Neutralidade ao risco. Propensão ao risco. Fronteira eficiente. Diversificação, risco e retorno. Risco e retorno de uma carteira com dois ou três ativos. A curva envoltória. Carteira de variância mínima. Construção da fronteira eficiente. Escolha da carteira ótima. A introdução de um ativo sem risco. O Teorema da Separação. A Linha de Mercado de Capitais (Capital Market Line). Efeito da alavancagem. Relaxamento das hipóteses. Ausência de custos de transação e impostos. Vendas a descoberto. Financiamento à taxa sem risco. Homogeneidade das expectativas. Risco sistemático e não-sistemático. Efeito da diversificação. Beta e a reta característica. Beta e risco sistemático. Reta característica de um ativo.


Estratégias básicas de alocação de ativos. Ativa, passiva e semiativa, Estratégica e tática, Dinâmica e estática. Métodos de alocação. Média-variância (fronteira eficiente), Black-Litterman, Simulação Monte Carlo, Asset-Liability Management (ALM). Rebalanceamento de carteiras. Alterações nas circunstâncias do investidor, Desvios da alocação estratégica, Rebalanceamento regular vs. rebalanceamento percentual da carteira, Estratégias de rebalanceamento dinâmicas, Buy and hold, Constant Mix, Constant Proportion Portfolio Insurance (CPPI).

Curso Preparatório para Certificação de Gestores e membros de comitês de Investimentos – RPPS

Certificação RPPS

Curso Presencial


Solicite um orçamento

Método


A Metodologia deste curso contempla aulas online, exercícios, simulados, aulas ao vivo, e um completo material de estudos de forma que os alunos ao final do programa estejam preparados para a sua aprovação no exame de certificação.

Apostila


Os alunos possuem acesso a uma apostila atualizada que contempla detalhadamente toda a matéria do programa da certificação destinada a e membros do comitê de investimentos.

Material de Apoio


Ao final de cada módulo os alunos tem acesso a um resumo em áudio (audioclass) para revisão e fixação dos conteúdos.

Aulas ao Vivo


São 24 horas aula divididas em três dias, onde o conteúdo é apresentado de forma didática e aplicada, com professores experientes em cursos preparatórios de certificações para e em gestores e dirigentes e conselheiros de Regimes Próprios de Previdência.

Exercícios


Os alunos possuem acesso, durante a vigência do curso, a sala de exercícios e simulados, onde há um banco de 300 questões , divididas por módulo para verificação do seu aprendizado e compreensão de conteúdo. As questões possuem Feedback automático explicando as questões.

Simulados


Os alunos possuem acesso, durante a vigência do curso, a sala de exercícios e simulados, onde há um conjunto de simulados que simulam as condições de tempo e dificuldade, completando a sua preparação para a prova.

Os alunos possuem acesso a uma apostila atualizada que contempla detalhadamente toda a matéria do programa da certificação destinada a e membros do comitê de investimentos.

Ao final de cada módulo os alunos tem acesso a um resumo em áudio (audioclass) para revisão e fixação dos conteúdos.

São 24 horas aula divididas em três dias, onde o conteúdo é apresentado de forma didática e aplicada, com professores experientes em cursos preparatórios de certificações para e em gestores e dirigentes e conselheiros de Regimes Próprios de Previdência.

Os alunos possuem acesso, durante a vigência do curso, a sala de exercícios e simulados, onde há um banco de 300 questões , divididas por módulo para verificação do seu aprendizado e compreensão de conteúdo. As questões possuem Feedback automático explicando as questões.

Os alunos possuem acesso, durante a vigência do curso, a sala de exercícios e simulados, onde há um conjunto de simulados que simulam as condições de tempo e dificuldade, completando a sua preparação para a prova.

São emitidos certificados de conclusão para todos os nossos cursos

Curso Preparatório para Certificação de Gestores e membros de comitês de Investimentos – RPPS

Certificação RPPS

Curso Presencial


Solicite um orçamento